Cientistas chineses desenvolvem robô para cuidar de idosos

|


Cientistas chineses do Instituto de Tecnologia de Harbin, nordeste de país, finalizam os detalhes para lançar em breve no mercado um robô projetado para cuidar de idosos que vivem sozinhos.

O robô, que custará entre 30 mil e 50 mil iuanes (entre US$ 4 mil e US$ 7 mil) levará comida e remédios, activar alarmes caso haja vazamentos de água ou de gás na residência e mandará mensagens de texto ou vídeo para a família e amigos. Além disso, a ideia é que o androide faça "companhia" para o idoso, cantando canções ou jogando xadrez.

O aparelho, de 1,6 metro de altura, deve estar nas lojas dentro de dois ou três anos, segundo destacou à agência oficial "Xinhua" Li Ruifeng, um dos encarregados do projecto.

O desenvolvimento deste projecto se originou de uma encomenda do governo chinês para enfrentar ao problema do rápido envelhecimento da população chinesa.

Com virtualização, Windows 7 terá ambiente que emulará o XP

|


Microsoft confirma "Windows XP Mode" no Windows 7 para permitir que aplicativos do XP funcionem a partir do desktop do novo sistema.

A Microsoft revelou uma aplicação no Windows 7 que permitirá que os utilizados trabalhem com os aplicativos criados para o Windows XP numa máquina virtual.
É a primeira vez que a Microsoft confia na virtualização para oferecer compatibilidade prévia entre versões do Windows.

Chamado de "Windows XP Mode" (XPM), a aplicação cria um ambiente que emula o XP sob a tecnologia de virtualização da Microsoft Virtual PC dentro do Windows 7, disse o director de estratégia de virtualização do Windows, Scott Woodgate.

Uso de Facebook durante baixa no trabalho causa demissão na Suíça

|


Uma mulher foi demitida na Suíça por usar o site de relacionamentos Facebook depois de se ausentar do trabalho alegando estar muito doente para usar um computador.

A mulher - cujo nome não foi divulgado - estava a sofrer de enxaqueca e disse aos seus chefes na seguradora Nationale Suisse que precisava de se deitar num quarto escuro.

A empresa disse que descobriu que a funcionaria estava a usar o Facebook enquanto deveria estar em repouso, assim, destruiu a sua confiança na funcionária e motivou a sua demissão.

A mulher, no entanto, afirmou a um jornal suíço que é inocente e que estava aceder a internet a partir de seu iPhone, deitada na cama.

A funcionária disse ainda não acreditar na versão da empresa de que uma colega teria notado que ela estava a usae o site de relacionamentos, e acusa a Nationale Suisse de ter usado truques para espioná-la.

Segundo ela, a empresa criou um perfil fictício no Facebook que se tornou "amigo" dela, permitindo que a empresa monitorizasse sua actividade online.

Suas suspeitas iniciaram quando o "amigo" saiu de sua página repentinamente, depois dela ter sido demitida, segundo ela contou ao site de notícias 20 Minuten.

Mas a empresa afirma que seguiu uma lógica simples: a de que aqueles que estão em condições de usar o Facebook enquanto sofrem de enxaqueca, também estão em condições de trabalhar com enxaqueca.

Esta não é a primeira vez que o site de relacionamentos causa polémica em locais de trabalho. Algumas empresas proibiram o seu uso, enquanto outras demitiram funcionários por fazer comentários sobre o trabalho nas suas páginas.

PC da IBM irá desafiar humanos num programa de perguntas

|


A IBM está a desenvolver um computador que irá desafiar os humanos no Jeopardy!

Os cientistas da IBM estão a trabalhar há dois anos num sistema avançado de perguntas e respostas, chamado "Watson".
Os pesquisadores acreditam que a máquina será capaz de entender perguntas complexas e competir com os humanos pelo grande prémio.

O Jeopardy! é um jogo de perguntas e respostas que abrange tópicos diversos, como história, literatura, política e cinema.

Para poder competir, Watson vai incorporar capacidade análise paralela. O computador não estará conectado à internet e não terá nenhum tipo de assistência externa.